O charme de Colônia de Sacramento - Uruguai

O charme de Colônia de Sacramento – Uruguai

0 Flares 0 Flares ×

Uma das vantagens de ir para Buenos Aires com mais tempo de viagem com certeza é de poder aproveitar não apenas a cidade portenha, mas também lugares fantásticos ali, do ladinho, no Uruguai por exemplo. Quando fomos para a capital Argentina, que foi nossa primeira viagem internacional, na época, programamos ficar 10 dias porque queríamos vivenciar a cultura, passar dias fazendo passeios turísticos, mas também fazer coisas que argentinos fazem. Ir no mercado e comprar os produtos para preparar seu próprio café da manhã, passear sem pressa nos parques. Parar numa livraria e tomar um café lendo um livro, como a Ateneo, escolhida pelo jornal britânico The Guardian como a segunda livraria mais linda do mundo, e que fica na Avenida Santa Fé, por exemplo. Entre outras atrações que os nossos hermanos costumam fazer.

Bom, voltando para Colônia de Sacramento… pesquisamos bastante sobre as opções de irmos para o Uruguai e vimos que essa charmosa cidadezinha uruguaia encanta os portenhos, que aproveitam os fins de semana para ir até o país vizinho. O trajeto é feito de barco, que sai de Puerto Madero e, em aproximadamente uma hora, ou três horas, dependendo do tipo de barco escolhido, você chega ao Uruguai pelo rio da Prata. São três as opções de empresas que fazem esse traslado: Buquebus, Colonia Express, Seacat. Quando fomos usamos a Buquebus, fomos no de 3 horas por opção, para curtirmos a viagem e o barco, bom, vale as três horas. É como um mini navio, dois andares, restaurante, até um “mini free shop” para compras. Foi uma viagem muito agradável, e como eu disse, tínhamos tempo para curti-la. Mas caso esse não seja muito o seu caso e queira fazer um bate e volta, melhor ir com a opção que faz o trajeto em 1 hora.

Dentro do Buquebus, Argentina, 2009, por LP

Dentro do Buquebus, Argentina, 2009, por LP

Chegando em Colônia de Sacramento, ainda no barco, a vista já vai revelando o que vamos encontrar. O farol ao longe, a cidadezinha com arquitetura antiga… já encanta. Ao desembarcar vemos que há opções de passear de carro, moto ou a pé mesmo. Seguimos na terceira opção e dei certo. Um dia de caminhada… mas um dia de muitas surpresas. A arquitetura antiga nos faz viajar no tempo, e num dia ensolarado e frio de inverno, a paisagem é ainda mais impressionante. O marrom as folhas secas das árvores no inverno e dos muros e construções de pedra nos fazem sentir em outro mundo. Um clima totalmente europeu.

Farol de Colônia de Sacramento, 2009, por LP

Farol de Colônia de Sacramento, 2009, por LP

 

Carros antigos e árvores secas nas ruas de Colônia, 2009, por LP

Carros antigos e árvores secas nas ruas de Colônia, 2009, por LP

Caminhar pela cidade já te dá a oportunidade de ver todos os pontos turísticos: Av. Beira Mar, Bondinho, Museus, Ruas com casas de Muros de Pedras, Cassinos, Farol e ruínas do antigo Convento de São Francisco, Basílica do Santíssimo Sacramento, Muralha do antigo Bastião de São Miguel, Feira de Artesanato, Praias de Rios, além de carros antigos estacionados pelas ruas, que dão um toque mais colorido e rústico à cidade. Há placas explicativas em vários pontos da cidade que ajudam os turistas a identificar pontos de interesse histórico. Há também muitas opções de restaurantes e de cafés espalhados pela cidade, não deixe de comer um bom churrasco uruguaio e o alfajor, que descobrimos que é melhor ainda que os dos argentinos, se é que pode.

Catedral e restaurantes no centro, de Colônia de Sacramento, 2009, por LP

Catedral e restaurantes no centro, de Colônia de Sacramento, 2009, por LP

 

Praias do Rio da Prata, Colônia de Sacramento, 2009, por LP

Praias do Rio da Prata, Colônia de Sacramento, 2009, por LP

 

Linda paisagem de inverno, Colônia de Sacramento, 2009, por LP

Linda paisagem de inverno, Colônia de Sacramento, 2009, por LP

Um dia é mais que suficiente para conhecer a pequena e charmosa cidade uruguaia. Se quiser ficar a noite na cidade busque entre as opções de hotéis e até hostels. Confessamos que não ficamos lá porque não nos empolgamos muito com as opções, tudo parecia bem antigo e os quartos que visitamos tinham cheiro de mofo…e nós como temos rinite, já imaginamos que não seria uma noite muito tranquila. Outro motivo que nos fez partir no final do dia foi a proximidade a outra cidade que queríamos conhecer, Montevidéu. Da rodoviária de Colônia sai ônibus para a capital uruguaia e a viagem dura cerca de 2h30. Uma viagem linda, uma estrada plana e cheia de pastos que formaram uma linda paisagem para curtir o entardecer. Sobre a experiência em Montevidéu? Espere o próximo post.
Vai para Buenos Aires? Então aproveite e coloque na agenda um dia para a charmosa Colônia de Sacramento.

Share Button