Macaé, parte da minha história está aqui
Macaé se tornou um destino imperdível para nós. Eu, Luciana de Paula, após 34 anos, voltei para a minha cidade para conhecê-la, algo que era uma vontade antiga. Muitas vezes planejada, mas nunca realizada, essa ida à Macaé foi emocionante.
Lugares improváveis para um passeio convencional como a ida à Maternidade, ou a uma igrejinha que não está nos guias, tudo para entender melhor onde nasci.
O momento que mais me marcou foi visitar uma antiga amiga da família, a querida Margareth. Ele morava, e ainda mora, ao lado de nossa casa. Além de conhecer todos lá de casa… acompanhou a gravidez da minha mãe e conhece toda a difícil história do meu nascimento prematuro. Foi uma das pessoas que esteve sempre presente e até levou as poucas mls de leite tiradas da minha mãe para me darem na incubadora do hospital. Nem preciso dizer que meu pequeno tamanho de bebê prematuro foi o motivo do carinhoso apelido que ela me deu: miudinha.
E foi me chamando de miudinha que a Gaga, seu apelido, nos recebeu em sua casa para uma agradável tarde de conversa. Muitas histórias sobre mim e meus irmãos, sobre a cidade, sobre passado, presente e futuro. Conhecemos algumas vizinhas que moram ali, na mesma viela, desde aquela época. E o Gil, companheiro da Gaga, tão simpático quanto ela e cheio de causos para contar.
Descobrimos que Macaé, além de muitas histórias da minha infância, tem também seus atrativos. A Praia dos Cavaleiros, com uma orla bem estruturada e bonita, é o point do Kitesurf. No dia em que chegamos na cidade muitos adeptos ao esporte estavam se aventurando por ali. Também há opções de passeios aos arredores como cachoeiras e atrações diferenciadas.
No caminho de Búzios até Macaé também conhecemos Rio das Ostras, que nos encantou tanto que passamos a manhã nas praias das Areias Negras e da Costa Azul, com direito a ver peixinhos e tartarugas marinhas. A orla desta praia é uma graça e foi em um de seus restaurantes que resolvemos almoçar, com vista para o mar.
Super Dicas:
– Sabemos que Macaé não é um roteiro muito turístico e sim mais empresarial, mas se resolver incluí-la no seu passeio, opte por ficar hospedado na praia dos Cavaleiros. Além de bonita, tem uma ótima estrutura de bares e restaurantes.
– Se está viajando de carro, aproveite as paisagens do caminho e não deixe de dar uma paradinha em Rio das Ostras. Quem sabe para almoçar no restaurante Moon, ao lado da praça da baleia, que tem um ótimo som ambiente e opções de pratos executivos deliciosos e suuuper bem servidos.
Mais imagens que marcaram neste destino: