Palma, lembranças boas do interior
Cheiro de infância, é esse o cheiro que eu (Luciana de Paula) sinto quando chego na casa das minhas tias em Palma MG. E sempre que chego lá e entro na casa centenária, que foi da bisa, depois da vó e agora das tias, só lembranças boas vêm a minha cabeça.
Essa é a cidade em que meu pai nasceu, uma pequena e pacata cidade de interior com cerca se seis mil habitantes. Boa parte deles primos de primeiro, segundo, terceiro, quarto graus, mas quase todos primos. E isso já é motivo para te deixar a vontade, se sentir em casa, em família. Dia a dia fomos visitar cada uma das minhas tias, um almoço aqui, outro almoço acolá, um docinho aqui, outro cafezinho acolá.
Essa foi acho que a primeira vez que fui a Palma sem meu pai estar junto e isso foi muito estranho, pois ele sempre deu aquele tom todo especial com as histórias de causos, sempre apontando para os lugares e pessoas e contando de sua infância. Dessa vez foi eu que tive que narrar ao Claudinei os lugares e os causos que eu lembrava, que meu pai sempre me contava.
Palma não tem grandes atrativos turísticos, mas tem, como toda cidade pequena, aquela igreja Matriz que se destaca no ponto alto da cidade, a prefeitura, o fórum, a rua do centro que tem barzinhos e sorveteria, e isso já é suficiente para termos o que visitar, tudo a pé, e compartilhar com fotos e histórias. Pode parecer tudo muito comum, mas tem um tom especial que só uma cidade que traz a história da nossa família pode ter.
A cada visita aos familiares, novas história, e nos deram o desafio de procurar informações da minha Bisa portuguesa, que veio em mil oitocentos e alguma coisa para o Brasil, então fomos já vasculhar as fotos e documentos antigos para termos mais informações da família Pinho, que veio de Portugal e deu origem a minha família Lusobrasileira. Mas esse desafio vamos levar na bagagem e seguir pesquisando.
Enfim, foram dias maravilhosos na casa das minhas tias, com muita comida mineira deliciosa, muito mimo e ótimo para descansarmos e recarregarmos as energias. Sei que é um pouco difícil incluir a cidade de Palma no roteiro, mas caso passem por lá e decidam uma parada, compartilharemos algumas dicas do que fazer.
Super Dicas:
– Palma está localizada na divisa com a cidade de Miracema – RJ.
– Cidade mineira é sinônimo de comida boa, então, aproveite para comer. Além da maravilhosa comida da minha tia Zelda e da querida Aparecida, que não posso convidar vocês a provarem, a cidade de Palma tem alguns lugares imperdíveis:
– A melhor coxinha da cidade está no Bar do Bolão.
– Comida árabe deliciosa em um ambiente com muitas fotos antigas da cidade, até achei meu pai criança em uma delas, vá ao restaurante O Califa, do Beto.
– Sequinhos, biscoitinhos, amanteigados e muito mais na fábrica de biscoitos Amanteigados Amélia.
– Um pôr-do-sol lindo? Vá finalzinho do dia para a Igreja da Matriz.
Mais imagens que marcaram neste destino: