Ibiti o quê? I-bi-ti-po-ca, Ibitipoca!

Ibiti o quê? I-bi-ti-po-ca, Ibitipoca!

0 Flares 0 Flares ×

O nome é meio complicado mesmo, assim como o acesso à pequena vila de Conceição de Ibitipoca. Não está nos principais guias de turismo, nunca tínhamos ouvido falar, mas é uma pérola ainda pouco explorada no interior das Minas Gerais.

Ibitipoca - MG, by Luciana de Paula, 2016

Ibitipoca – MG, by Luciana de Paula, 2016

Quando passamos por Ilha Grande, e contamos sobre nossa viagem pelo Brasil, o nosso novo amigo Mark nos falou das cachoeiras cor de coca-cola no interior de minas e nos falou para incluirmos no roteiro, que era imperdível. Vimos algumas fotos dele no local, mostradas no celular, gostamos do que vimos e prometemos pesquisar mais sobre a cidade e verificar a possibilidade de incluí-la na nossa viagem.

E foi isso que fizemos, e que sorte a nossa. Seguimos por Minas Gerais saindo da cidade Palma, passando por Juiz de Fora, até chegar em Lima Duarte. De lá são 22km de estrada de chão, de chão mesmo, cheia da pedras, buracos e poeira, até chegar em Conceição de Ibitipoca. Rezando muito para o carro aguentar e o pneu não furar.

Ao chegar mais perto da cidade, uma estradinha de pedra se inicia, mas não muito melhor que a de terra. Mas essa estradinha já vai mostrando algumas pousadinhas e o comércio local: a Ibitipharma, o Ibiticafé, o bar Ibitilua, e a Ibiticidade vai se apresentando muito amistosa e aconchegante.

Conceição de Ibitipoca - MG, by Luciana de Paula, 2016

Conceição de Ibitipoca – MG, by Luciana de Paula, 2016

Chegamos lá em uma segunda-feira, um dia ao mesmo tempo bom e ruim para turistas. Bom para conseguir onde dormir, dá para pechinchar pelo quarto pois todo muito já foi embora no domingo, mas ruim para passeios, pois bares, restaurantes, feirinhas e até o Parque principal da cidade podem estar fechados.

Já que o Parque, atração principal da cidade estava fechado, aproveitamos para conhecer, a pé, toda a cidade. Pequena e tranquila, foi fácil nos sentirmos bem em Ibitipoca. No dia seguinte, mesmo com o friozinho da manhã, seguimos para o Parque Estadual do Ibitipoca, local de trilhas e cachoeiras de cor coca-cola.

Ibitipoca - MG, by Luciana de Paula, 2016

Ibitipoca – MG, by Luciana de Paula, 2016

São diferentes opções de trilhas, cada uma tem um grau de dificuldade (horas de caminhada), e levam a lugares diferentes. A mais famosa é a Janela do Céu, cartão postal da cidade, são cerca de 15km de caminhada, ida e volta. Nós somos aventureiros amadores, então temos que optar por trilhas que realmente temos condições de completar, foi por isso que não fomos para as longas, mas aproveitamos e muito cada detalhe das menores.

Cachoeira dos Macacos, Ibitipoca - MG, by Luciana de Paula, 2016

Cachoeira dos Macacos, Ibitipoca – MG, by Luciana de Paula, 2016

Nós seguimos para a Cachoeira dos Macacos, a caminhada é feita por trilhas de pedras, pois o parque parece estar em cima de uma grande rocha. Ao chegar perto das primeiras corredeiras, acabamos nos aventurando descendo pelas pedras da cachoeira, isso foi possível porque fazia tempo que não chovia na região e a quantidade de água era fraca. Mas cuidado, as pedras escorregam igual sabão. Voltamos para a trilha normal até chegar no lago miragem e finalmente à Cachoeira dos Macacos. Lugar lindo, mas se prepare para congelar nas águas amarelas.

Cachoeira dos Macacos, Ibitipoca - MG, by Luciana de Paula, 2016

Cachoeira dos Macacos, Ibitipoca – MG, by Luciana de Paula, 2016

Conhecemos também a Ponte de Pedra, a Prainha e o Lago dos Espelhos, cada qual com suas peculiaridades e, em comum, suas águas cor coca-cola. O Parque, além de muitas opções de trilhas e cachoeiras, possui uma estrutura de restaurante, estacionamento, área de camping e um centro de visitantes.

Super Dicas:

– Conceição de Ibitipoca fica à cerca de 22km de estrada de terra vindo de Lima Duarte ou de Santa Rita de Ibitipoca. Não tem como fugir.

– Há pousadinhas e os famosos Chalés na cidade, nós acabamos encontrando a Canto da Paz. Mesmo sem café da manhã por ser segunda, foi um ótimo custo x benefício, bem pertinho do centro e dos restaurantes.

– A cidade possui opções de barzinhos e restaurantes no centrinho. Numa segunda-feira não tinha muita coisa aberta, mas tivemos a sorte de escolher pela Pizzaria Serra Nostra. Pizza com massa fininha e muito saborosa. Aproveite para provar a cerveja artesanal Serra de Ibitipoca!

– Pão de Canela, tem plaquinha por toda parte desse pãozinho à venda. Tive que provar. Com cafezinho quente? Perfeito!

– Parque Estadual do Ibitipoca é onde tem as principais cachoeiras da região. Vá cedo, se informe direitinho no centro de visitante, e curta ao máximo. Opte por trilhas que você consiga aguentar o tempo de caminhada, além do tempo, lembre-se que a maior para das trilhas são íngremes e em rochas, o que aumenta ainda mais o grau de dificuldade. A entrada no parque tem uma quantidade de pessoas limitada por dia, então em feriados e fins de semana chegue cedo, a entrada custa R$ 10 por pessoa e estacionamento R$ 20. Para mais informações, acessem o site do parque: http://www.ibitipoca.tur.br/parque/.

– Entre nas águas, mergulhe, são lagos, cachoeiras e corredeiras, a água é gelada, mas será inesquecível.

 

Mais imagens que marcaram neste destino:

Mergulho Cachoeira dos Macacos, Ibitipoca - MG, by Luciana de Paula, 2016

Mergulho na Cachoeira dos Macacos, Ibitipoca – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

Ibitipoca - MG, by Luciana de Paula, 2016

Lago Miragem, Ibitipoca – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

Lago dos Espelhos, Ibitipoca - MG, by Luciana de Paula, 2016

Lago dos Espelhos, Ibitipoca – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

 Cachoeiras de Ibitipoca - MG, by Luciana de Paula, 2016

Cachoeiras de Ibitipoca – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

Cascavel na estrada, Ibitipoca - MG, by Luciana de Paula, 2016

Cascavel na estrada, Ibitipoca – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

Convivendo com novas espécies, Ibitipoca - MG, by Luciana de Paula, 2016

Convivendo com novas espécies, Ibitipoca – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

Praça da Matriz, Ibitipoca - MG, by Luciana de Paula, 2016

Praça da Matriz, Ibitipoca – MG, by Luciana de Paula, 2016

Share Button