Comandatuba, a Ilha da Fantasia
Quando pesquisamos sobre a Ilha de Comandatuba sempre vinha a informação de que só havia o Resort Transamérica, nenhuma informação adicional. Já tínhamos até tirado o lugar do nosso roteiro mas, quando saímos de Porto Seguro rumo à Ilhéus e no caminho vimos a placa “Comandatuba 2 km”, não resistimos e entramos na estradinha de terra…mais por curiosidade mesmo. Já estávamos tão perto, então pensamos que dar uma saidinha do caminho não ia ser tão mal.
Seguimos pela estradinha e chegamos na Vila de Comandatuba, uma vilinha pequena, com poucas casas e, claro, uma pracinha com uma simpática igrejinha ao fundo. Como já estávamos lá, fomos nos informar sobre a Ilha e se o acesso era apenas aos hóspedes do resort, descobrimos que não, que qualquer pessoa pode ir à ilha.
Há dois “portos”, um bem na chegada à vila e todo elaborado que pertence ao resort e é de uso exclusivo de seus hóspedes e funcionários. E outro, logo depois da igrejinha, que faz o transporte de turistas que não estão resort. E foi neste que embarcamos para a chamada “Ilha da Fantasia”.
A Ilha de Comandatuba possui 21 km de praias, de um lado está a mega estrutura do hotel Transamérica, 1,5 km dali está o pequeno portinho dos turistas da vila com uma estrutura de restaurante. Já pensou em uma imensa praia quase deserta só para você? Foi assim que nos sentimos. Uma imensa praia de areia branca, e águas mais escuras do que no sul da Bahia, só para nós. Caminhamos um pouco até a frente do resort por curiosidade, depois paramos num barzinho perto do portinho dos “simples mortais” e descansamos ali com uma água de coco bem gelada. Quando o sol já estava se pondo voltamos com mais duas turistas, no barquinho, para o outro lado da ilha.
Além da Ilha da Fantasia, a vila de Comandatuba também tem seu charme. Tudo muito simples, duas ou três ruas de terras, um restaurantes e algumas pousadas e bares bem simples. E foi por conta dessa simplicidade que resolvemos passar a noite ali antes de seguir viagem. Conseguimos uma pousadinha em conta e jantamos no restaurante Porto Real, do simpático Weldo.
Tínhamos que seguir viagem, mas a vontade era ir novamente para a ilha passar o dia, com certeza é algo que super indicamos para quem quiser conhecer Comandatuba.
Super Dicas:
– Como ir: Comandatuba fica na cidade de Una a 75 km ao sul de Ilhéus. Na ilha estão apenas o Resort Transamérica e um restaurante para outros visitantes. A estrutura para os hospedes que não são do hotel Transamérica fica fora da ilha, na vilinha próxima ao porto.
– A travessia da vilinha para a ilha custa R$ 10 por pessoa e leva em torno de 15 minutos, chegue no porto e combine com o barqueiro, não tem horário para saída, é só chegar, combinar e ir.
– Onde ficar: se tiver a oportunidade de ficar no resort do Transamérica, fantástico, mas se assim como nós quiser algo mais econômico, busque uma das pousadinhas da vilinha.
– Onde comer: o restaurante Porto Real é um dos únicos da vila. Mas não é só por isso que indicamos, lá tem uma porção de filé deliciosa, uma vista linda para o canal e ilha, e o dono, o Weldo, é muito simpático e atencioso.